sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Viajar pelo mundo – Por que não?

Podemos sair todos os dias e ir ao trabalho, à escola ao shopping ou supermercado, mas é da volta de um lugar distante ou desconhecido que notamos algo importante: não somos mais os mesmo depois de uma viagem interessante. Viajar é uma arte e como tal quanto mais nos dedicamos mais aprendemos sobre os outros e sobre nós mesmos.
A grande questão é: Quanto é preciso para se fazer uma boa viagem? Resposta: depende de que tipo de pessoa você é. Se gosta de luxo e quer sempre o melhor do melhor, prepare o bolso. Se é descolado e não mede um hotel pelas quantidades de estrelas, não custa muito, agora se é da “podreira”, como dizem alguns amigos, então não se preocupe: custa  pouco pois  você não liga se dorme na barraca ou no balcão.
Mas, voltando o assunto: como viajar sem gastar muito? Reuni algumas dicas que podem ajudar na decisão do seu próximo roteiro que pode ser interessante e econômico. Por que não?
1. Decida seu roteiro. (Pensar em onde se quer ir é o primeiro passo rumo ao planejamento. O lugar é a meta e a pesquisa e o planejamento lhes mostrarão o caminho).
2. Antes de partir para o planejamento se pergunte: Que época eu posso ir? É a melhor para conhecer o lugar? Por exemplo: no Caribe de outubro a dezembro é temporada de furacões. Então não seria bom um telhado caindo na sua cabeça durante as férias não é?
3. Em caso de viagem ao exterior procure informações sobre exigência de visto. Geralmente são gastos necessários e se forem passados para despachantes podem encarecer bastante a viagem.
4. Não deixe para decidir às vésperas das férias. Se você não quer agente, nem pacote de viagem, e muito menos passagens a preços absurdos, planeje com antecedência de no mínimo três meses.
5. Pesquise as formas de se chegar ao lugar e quanto custaria. Dicas: site de compra de passagens como o decolar.com e o submarino viagens e site do destino que pode sugerir rotas econômicas.
6. Pesquise preços de hospedagens para o período que você pretende viajar. Dica: tripadvisor e hostelbookers para mim são os melhores. É muito importante dormir bem para não virar um turista zumbi. Mas não faça reserva para muitos dias é bom sentir o lugar e ver se era exatamente aquilo que você pensava.
7. Compare os preços com os oferecidos pelos pacotes de viagens. Só para se certificar que viajar avulso pode ser muuuuuuuitooooooo mais barato.
8. Entre em  fóruns que reúnem viajantes interessados em passar informações acerca do seu destino da viagem. Há vários, eu gosto muito do mochileiros.com as dicas valem para todos os tipos de viajantes.
9. Compre um guia ou dois se possível: Lonely Planet e Guia da Folha. São distintos, o da Lonely Planet te dá dicas que nenhum outro oferece. Já no Guia da Folha as fotos te convidam a visitar muitos lugares e não é tão fútil como alguns acham.
10. Depois de ler sobre o destino, baseado no que descobriu, estabeleça um orçamento diário para ser gasto durante a jornada e comece a poupança! Não esqueça de incluir no valor final o custo de um seguro  para você viajar tranqüilo.
Na minha ótica uma viagem avulsa, planejada por você mesmo evita muitos transtornos, inclusive com enganos já que todo o processo será de seu conhecimento e você não ficará tão aborrecido(a) se errar com este ou aquele hotel. No stress acima de tudo!.
Gil Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário