quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O QUE LEVAR?

Uma grande dúvida para quem planeja viajar para o exterior é: o que devo levar para pagar as contas; cash, cartão de crédito internacional ou travelers cheques?

Muita gente evita levar grandes quantias em dinheiro porque o perigo de ser roubado é grande e o reembolso é nulo. Outro dia li que em uma empresa aérea francesa, havia uma aeromoça que roubava os passageiros durante os vôos, as vítimas, na maioria japonesa, eram escolhidas pelo costume de levar grandes quantias em dinheiro. Conheço também inúmeros casos de roubo e furto praticados em países de primeiro mundo. Então para não estragar suas férias pesquisa antes sobre o seu destino e que forma de pagamento é mais amplamente aceita.

Moeda

Leve uma quantia razoável. É comum durante passagem pela alfândega questionarem sua capacidade se manter no país. Combine com cartões de crédito internacional e travelers, para diversificar suas opções de compras.

Dica: mantenha cópia de todos os cartões e documentos bem como o número das administradoras do cartão para cancelá-los em caso de roubo. Se puder também registre o número de série de suas notas, envie-as para seu e-mail por exemplo. Em caso de queixa será muito útil para autoridades rastrearem o dinheiro.

VTM – Visa Travel Money

Muitos ainda não conhecem essa opção de pagamento, mas aqueles que já a utilizam não hesitam em dizer: é simplesmente fantástica. O Visa Travel Money é um cartão internacional de débito pré-pago. Simplesmente você carrega com a quantia desejada em reais, que é convertido em moeda estrangeira. Se o dinheiro acabar você pode fazer a recarga transferindo de sua conta pela internet (no caso para a operadora de cambio pela qual você comprou o cartão). Se perder ou for roubado basta solicitar outro cartão sem grandes problemas. Você pode sacar dinheiro em caixas eletrônicos pelo mundo ou pagar suas despesas em pontos comerciais. Essa opção é muito útil para economizar, principalmente os trocados que perdemos durante a viagem e que poderiam render mais uma lembrança para se trazer.

Dica: não se esqueça de conferir o procedimento para recarga do cartão com a operadora de cambio que o emitiu para você e também mantenha registrados os números para cancelamento.
Mais info: Visa Travel Money

Travelers Cheques
Não os acho práticos. Os cheques de viagem acumulam mais taxas de resgate e perdas no cambio se você não levar os referentes à moeda local. Outro problema é que nem todos os lugares os aceitam. Além disso, é preciso confiar na honestidade do atendente em lhe devolver o troco correto. Também exigem documento de identificação e há outro grande problema se roubado com o passaporte você pode ficar impedido de usar cheques novos em reposição aos que foram perdidos. A grande vantagem é nunca expiram e assim você pode comprá-los quando a cotação estiver mais favorável.

Dica: registre o número dos cheques e nunca guarde os originais com o seu passaporte.

Cartão de Crédito Internacional

Outro grande companheiro de viagem, mas que pode virar um pesadelo nas mãos de gastadores compulsivos. Os cartões são melhores porque utilizam a cotação da moeda comercial, que é cerca de 10 cents mais barato e também porque podem ser pagos quando se volta da viagem. Porém a taxa de IOF geralmente é acima de 2%. Além disso, o cartão acumula outras taxas que podem elevar bastante a sua compra.

Dica: sempre avise sua operadora que usará o cartão durante uma viagem. Isso pode evitar que seja bloqueado quando estiver comprando no exterior. Não esqueça também de consultar as taxas e seu limite de crédito disponível.


Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário