quinta-feira, 21 de abril de 2011

GAFES



Há um aspecto de qualquer viagem que geralmente fica fora dos relatos: as gafes. Elas são mais corriqueiras quando vamos a um lugar com costumes totalmente diferentes. Em viagens de negócios podem ser fatais e em viagens de lazer motivos de piadas nada agradáveis. Já ouvi um caso em que um alemão morreu ao tentar se afastar da aproximação de um brasileiro. Temos o costume de conversar bem perto das pessoas já em culturas européias é diferente. No mundo árabe a conversa quase ao pé de ouvido é comum e um indício de confiança.

Na Índia é considerado uma ofensa receber qualquer coisa com a mão esquerda.  Na Tailândia o gesto que representa o “Sim” e “Não”, feitos com a cabeça, são invertidos.  Na Rússia você pode receber um beijo na boca já em outros lugares pode receber um soco se entregar presentes a esposa de alguém. Chegar atrasado é imperdoável  em muitos continentes e até o polegar em direção ao céu tem uma conotação macabra na Tunísia. 

O que fazer então para evitar as gafes?

Eis as dicas:

- Pesquise sobre os costumes do seu destino.
- Se possível contrate um guia ou peça dicas de brasileiros que vivem na região.
- Verifique o tipo de vestimenta para cada ocasião.
- Saiba também quais são as atitudes consideradas imperdoáveis.
- Pesquise também a legislação do local.

Não se esqueça: você é que está visitando a casa alheia. É seu dever se comportar e seguir as regras culturais.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Pagando Pouco

Promoções. Quem não gosta? E quando significa uma viagem barata para um destino desconhecido?  Irresistível. Neste final de semana quem abre oportunidades de vôos baratos é a Trip.  Segundo informações da assessoria de imprensa da empresa, as passagens terão valor inicial de  R$49,90. Para participar fique atento, a barbada tem horário para começar e findar. Das 22h desta sexta, 08/04, às 6h da segunda, mais de 80 destinos estarão em oferta na empresa aérea.

Dica:
A promoção não é válida para os voos realizados nos períodos entre 20 a 25 de Abril e 22 a 27 de Junho (alta temporada). Verifique também as taxas para remarcações e multas por cancelamento. Compre com a certeza de que viajará na data escolhida.



Boa viagem!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Call to Brazil

Quero viajar com o telefone celular caso alguém precise falar comigo. O que faço? Sempre vejo essa pergunta pelos blogs e sites a fora. Até pouco tempo eu era da turma que ia viajar e transformava o celular em Macaulin Culkin. O “esquecia” voluntariamente em casa.  Afinal o que poderia resolver estando tão longe?  Na última viagem descobri que ele pode ser muito útil ainda mais se for um smartphone. Se vai viajar e precisa ligar para o Brasil, a primeira coisa a fazer é pesquisar se vale a pena levar sua linha. Quem já viajou com a “comodidade” sabe como as tarifas brasileiras são incomodas, então, pense bem antes de habilitar o roaming no exterior. Se vai passar muito tempo em uma cidade talvez seja melhor um número local, um celular pré-pago por exemplo.  Agora se vai viajar por muitos lugares é melhor mesmo um smartphone com o skype instalado. A empresa oferece uma infinidade de planos que pode ajudar muito. É possível inclusive falar de graça usando a rede wifi se a chamada for originada de um PC conectado. Outra grande ferramenta que podemos usar nos smartphones são as redes sociais. Há quem inclusive poste fotos e comentários sobre os locais que visita a cada instante. Para ligar para o Brasil também é necessário pesquisar. Nos EUA, por exemplo,  há cartões que custam U$ 5 e dão direito a quase 6 horas de conversas. Muito bom né? Mas não fique agarrado ao telefone e curta a jornada. Afinal..viajar também significa “desligar-se”.

G. Sotero