quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

VISTO AMERICANO MAIS FÁCIL




 G. Sotero


Mais um passo ao tão desejado Visa Waiver Program (Programa de isenção de visto para cidadãos de 36 países que viajam aos Estados Unidos para turismo ou negócios no período máximo de 90 dias). O Presidente Obama declarou hoje que irá facilitar a emissão de vistos para chineses, brasileiros e indianos. 

O anuncio foi dado em discurso hoje pelo presidente dos EUA, Barack Obama  em Orlando, em visita a Walt Disney World.

Uma das novidades é para quem tem o visto vencido ou para determinado “grupos”. Será possível renovar ou tirar o visto sem necessidade de entrevista no consulado. Mas o benefício não será estendido aos indivíduos considerados do grupo de “alto risco“. Esses continuarão tendo que realizar entrevista. Basta saber como será essa seleção. Mesmo assim tirar o visto continua sendo mais fácil. Apenas 5% dos vistos solicitados em 2011 foram negados segundo o consulado americano. 

A medida para facilitar o visto de brasileiros tem um respaldo econômico. Segundo a Associação de Viagem dos EUA os atrasos no visto já geraram prejuízos de 606 bilhões de dólares à economia americana. Especialista também pontuam que é ano eleitoral na terra do Tio Sam  e o presidente Obama precisa gerar empregos. A estimativa será a criação de mais de 1 milhão de postos de trabalhos com as novas medidas.  Os numeros também mostram como os turistas brasileiros estão bombando nos states. Veja infográfico publicado na Folha hoje.


A grande expectativa entretanto é a total isenção de visto para os brasileiros. Segundo a folha, o Itamaraty teme que o Visa Waiver Program aumente o numero de brasileiros barrados nos Estados Unidos.

Fonte: Folha de São Paulo

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

EM MANHATTAN E ALÉM


GIL SOTERO

Na sua próxima viagem a Nova York, cruze fronteiras invisíveis para chegar até os bairros que preservam a imagem original da grande metrópole.
 

Atravessando a ponte do Brooklyn

Antes de deixar a Big Apple...

Veja a transformação pela qual passou o local onde ficavam as Torres Gêmeas, visitando o 9/11 Memorial e prestando, você também, uma homenagem às vítimas do atentado terrorista de 11 de setembro. As visitas são agendadas via internet (www.911memorial.org), e o ideal é você fazer isso ainda no Brasil. No local, a rede Wi-Fi é liberada, e você pode enviar, em tempo real, fotos para familiares e amigos. Emocionante.
Travessia para o Brooklyn

Na parte sul de Manhattan, a famosa ponte separa o continente da ilha. Prepare a sua câmera para tirar fotos de vários ângulos da ponte de Brooklin. O bairro conserva construções antigas, muito bonitas. Além do conjunto arquitetônico, o turista encontrará endereços da moda, como o Beacon’s Closet (www.beaconscloset.com), considerado o melhor brechó de Nova York. No geral, os preços são mais convidativos do que os de Manhattan. 

 
Um achado inusitado é a loja que vende roupas e acessórios para super-heróis (www.superherosupplies.com). Entre os artigos oferecidos, óculos com visão de raio X, cintos de utilidades, capas, máscaras e disfarces para o super-herói proteger sua identidade secreta.


Diversidade no Queens

Este é o maior e o mais étnico bairro de Nova York. Imigrantes de todas as nacionalidades transformaram o que poderia ser uma confusa Torre de Babel num universo onde as mais variadas culturas convivem entre si, circundadas de artes as mais diversas. Em Astoria, região nobre do bairro, está o American Museum of the Moving Image (http://www.movingimage.us), dedicado ao cinema. O Queens oferece ainda delicatessen e deliciosas padarias e pizzarias, que se concentram na região do Boulevard Ditmars. Se você gosta de comida tailandesa, vai adorar o Bangkok Tasty (www.bkktasty.com).


No ritmo do Bronxs




  Urso polar no zoológico do Bronxs

Berço do hip-hop, o bairro exala personalidade e história em cada esquina. O Bronxs agrega a maior concentração de casas em estilo art déco dos Estados Unidos. Na Rua 138 até a Mosholu Parkway, o projeto urbanístico concebido pelo engenheiro Louis Risse buscou inspiração na região de Champs Élysées, de Paris. Para os fãs do beisebol, lá está o estádio dos Yankees. Seu zoológico (www.bronxszoo.com), muito maior do que o do Central Park, é uma grande atração.


Publicado em